O que é preciso para plantar vegetais?

Ao decidir sobre o local da horta em casa, é bom descartar de uma vez por todas a velha idéia de que o “canteiro” do jardim deve ser um local feio nos arredores da casa. Se cuidadosamente planejada, cuidadosamente plantada e cuidadosamente cuidada, pode ser feita uma bela e harmoniosa característica do esquema geral, dando um toque de conforto caseiro que nenhum arbusto, bordadura ou canteiro jamais produzirá.

Com esse fato em mente, não nos sentiremos restritos a qualquer parte das instalações, simplesmente porque está fora de vista atrás do celeiro ou da garagem. No lugar médio de tamanho moderado não haverá muita escolha quanto a terra. Será necessário tomar o que deve ser feito e depois fazer o melhor que puder ser feito com ele. Mas provavelmente haverá bastante escolha quanto a, primeiro, exposição e, segundo, conveniência. Outras coisas sendo iguais, selecione um local à mão, de fácil acesso. Pode parecer que uma diferença de apenas algumas centenas de jardas não significará nada, mas se dependermos em grande parte de momentos livres para trabalhar em e para observar o jardim e no cultivo de muitos vegetais, o último é quase tão importante quanto o anterior. A questão do acesso conveniente será de importância muito maior do que provavelmente será reconhecida inicialmente. Só quando você tiver que fazer uma dúzia de viagens que desperdiçam o tempo com sementes ou ferramentas esquecidas, ou ficar com os pés encharcados saindo pela grama molhada de orvalho, você vai perceber o que isso pode significar.

Exposição.

Mas a primeira coisa a considerar ao escolher o local que lhe dará felicidade e deliciosos vegetais durante todo o verão, ou mesmo por muitos anos, é a exposição. Escolha o local “mais antigo”, você pode encontrar um terreno um pouco inclinado para o sul ou leste, que parece pegar sol cedo e mantê-lo tarde, e que parece estar fora do caminho direto dos ventos frios norte e nordeste. Se um prédio, ou mesmo uma cerca antiga, protegê-lo dessa direção, seu jardim será ajudado maravilhosamente, pois um início precoce é um grande fator para o sucesso. Se ainda não estiver protegida, uma cerca de tábua, ou uma sebe de alguns arbustos de baixo crescimento ou sempre-vivas jovens, acrescentará muito à sua utilidade. A importância de ter tal proteção ou abrigo é totalmente subestimada pelo amador.

Cultivar-Vegetais-13.jpg

O solo.

As chances são de que você não encontrará um local ideal para o jardim pronto para uso em qualquer lugar do seu lugar. Mas todos, exceto o pior dos solos, podem ser levados a um nível muito alto de produtividade, especialmente em áreas pequenas como as hortas caseiras exigem. Grandes extensões de solo que são quase areia pura, e outras tão pesadas e sujas que durante séculos não foram cultivadas, foram trazidas com frequência, ao longo de apenas alguns anos, para onde produzem anualmente safras tremendas em uma base comercial. Portanto, não desanime com o seu solo. O tratamento adequado é muito mais importante, e um canteiro de jardim de solo degradado médio produzirá muito mais para o jardineiro enérgico e cuidadoso do que o local mais rico crescendo sob métodos comuns de cultivo.

O solo de jardim ideal é um “franco arenoso rico”. E o fato não pode ser enfatizado que tais solos geralmente são feitos, não encontrados. Vamos analisar um pouco essa descrição, pois aqui chegamos ao primeiro dos quatro fatores mais importantes da jardinagem. Os outros são cultivo, umidade e temperatura. “Rico” no vocabulário do jardineiro significa cheio de alimento vegetal; mais do que isso e este é um ponto de importância vital, significa cheio de alimento vegetal pronto para ser usado ao mesmo tempo, todo preparado e espalhado na mesa do jardim, ou melhor, nele, onde as coisas que crescem podem ao mesmo tempo fazer uso dele; ou o que denominamos, em uma palavra, alimento vegetal “disponível”. Praticamente, nenhum solo em comunidades habitadas há muito tempo permanece naturalmente rico o suficiente para produzir grandes colheitas. Eles são feitos ricos, ou mantidos ricos, de duas maneiras; primeiro, por cultivo, o que ajuda a transformar os alimentos crus armazenados no solo em formas disponíveis; e segundo, adestrando ou adicionando alimentos vegetais ao solo de fontes externas.

“Arenoso”, no sentido aqui usado, significa um solo contendo partículas de areia suficientes para que a água passe por ela sem deixá-la pastosa e pegajosa alguns dias depois da chuva; “leve” o suficiente, como é chamado, de modo que um punhado, sob condições comuns, desmorone e desmorone facilmente após ser pressionado na mão. Não é necessário que o solo seja arenoso na aparência, mas deve ser friável.

como plantar vegetais

um solo rico e friável”, diz Webster. Isso dificilmente o cobre, mas descreve-o. É o solo em que a areia e a argila estão em proporções adequadas, de modo que nem predominam predominantemente, e geralmente de cor escura, o cultivo e o enriquecimento. Tal solo, mesmo para o olho destreinado, apenas parece naturalmente crescer as coisas. É notável a rapidez com que toda a aparência física de um pedaço de solo bem cultivado mudará. Um exemplo veio no meu conhecimento no ano passado em um dos meus campos, onde uma faixa contendo um acre tinha dois anos em cebolas, e um pedacinho que se projetava do meio tinha sido preparado para eles apenas uma temporada. O resto não recebera nenhuma adubação ou cultivo extra. Quando o campo foi arado no outono, todas as três seções eram tão claramente visíveis quanto separadas por uma cerca. E sei que a colheita de centeio da próxima primavera, antes de ser arada, mostrará as linhas de demarcação com a mesma clareza.

 

Deixe um comentário